Submissões Online
Já possui um nome de utilizador/senha de acesso à revista Estudos do Quaternário / Quaternary Studies?
Acesso
Não tem nome de utilizador/senha?
Registo de utilizadores
O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.
Instruções para Autores
Normas elementares para a preparação de artigos
Â
A revista Estudos do Quaternário publica trabalhos cientÃficos de diferentes áreas temáticas, incluindo a Antropologia, Arqueologia, Botânica, Geografia, Geologia, História, focados na investigação do Quaternário de Portugal ou de outros paÃses. Artigos com caráter interdisciplinar são particularmente apreciados. Aceitam-se trabalhos em Português, Inglês e Castelhano.
Os manuscritos são submetidos em documento de processamento de texto (por exemplo, Microsoft Office Word), com as linhas numeradas, na plataforma http://apeq.pt/ojs/index.php/apeq/user/register.
Os artigos submetidos devem ser originais, tendo quaisquer partes previamente publicadas devidamente referidas, e não devem estar em processo de avaliação para publicação noutras revistas/livros. Entre os documentos da submissão deve estar uma “cover letter†onde o autor (ou autor correspondente) indica, pelo menos, 2 nomes de potenciais revisores e alguma informação adicional sobre o manuscrito que considere relevante. Após análise prévia por parte do Comissão Editorial, que integra membros das várias áreas disciplinares vocacionadas para a investigação do Quaternário, os trabalhos submetidos são sujeitos a revisão cientÃfica por, pelo menos, dois avaliadores externos (que podem não ser os revisores sugeridos pelos autores). No processo de avaliação são considerados: (1) originalidade e interesse do trabalho, (2) qualidade da investigação (até que ponto se têm objetivos claros, dados de qualidade, consistência nas interpretações, conclusões adequadas) e (3) estrutura e apresentação do artigo. Posteriormente, a Comissão Editorial pronunciar-se-á sobre os trabalhos submetidos e enviará aos autores a sua decisão juntamente com as avaliações dos revisores.
Não existem normas rÃgidas para a estrutura dos trabalhos. Os artigos devem iniciar-se por uma página de apresentação que integra: (1) tÃtulo esclarecedor do conteúdo do trabalho, (2) lista de autores acompanhada das respetivas afiliações e, pelo menos, do email de contacto do autor correspondente, (3) resumo e (4) lista de palavras chave não superior a 8. O tÃtulo, resumo e palavras chave devem ser traduzidos para inglês. No caso de artigos em Inglês, o title, abstract e keywords devem ser traduzidos para Português ou Castelhano. Os manuscritos terminam com uma lista de referências bibliográficas. Não existe número limite de palavras/caracteres, mas os artigos com menos de 5000 palavras (não incluindo resumo/abstract, referências bibliográficas e legendas de figuras e tabelas) têm maiores possibilidades de publicação rápida.
Todas as tabelas e figuras (inclui gráficos, mapas, fotos, esquemas, etc.) devem ser numeradas e acompanhadas de legendas claras e sintéticas em Português (ou Castelhano) e em Inglês e ter pelo menos uma chamada no texto. As chamadas para as figuras apresentadas no texto devem surgir por extenso (p. ex. “ Na Figura 1…â€); quando entre parêntesis, devem surgir de forma abreviada (p. ex., Fig. 2 ou Fig. 2A).
As tabelas devem ser apresentadas num formato editável e comportar um número de linhas e colunas que possa ser apresentado em página com 16 x 23 cm com letra mÃnima de 6 pontos.
As figuras devem ser formatadas para um tamanho máximo da página de 23 por 16 cm. As figuras podem ser apresentadas em toda a largura da página (16 cm) ou numa coluna (7,5 cm). O tamanho das letras, depois das figuras estarem dimensionadas para a largura da página ou uma coluna, não deve ser inferior a 6 pontos. Linhas com 1 pt devem ser evitadas, em particular se estiverem em tom de cinza.
As referências bibliográficas, no texto, são ordenadas cronologicamente e separadas por “;â€, se entre parêntesis. As referências bibliográficas entre parêntesis são apresentados no formato “maiúsculas pequenas†(tomando-se os seguintes exemplos para um, dois ou mais autores, respetivamente, Birot 1949, Ribeiro & Ferreira 1989, Azevedo et al. 2000). Fora de parêntesis as referências devem seguir a formatação do texto comum.
As referências bibliográficas devem seguir os modelos seguintes:
- Livros (ou relatórios, notÃcias explicativas, etc.):
Autor(es). Ano. TÃtulo. Cidade, Editora.
Exemplo:
Eogan, G. 1983. The Hoards of the Irish Later Bronze Age. Dublin, University College.
- Teses
Autor. Ano. TÃtulo. Tipo de tese, Universidade.
Exemplo:
Bettencourt, A.M.S. 1999. A paisagem e o homem na bacia do Cávado durante o II e o I milénios AC. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho.
- Artigo de revista
Autor(es). Ano. TÃtulo. Revista, volume: páginas.
Kahle, M.; Kleber, M. & Jahn, R. 2002. Review of XRD-based quantitative analyses of clay minerals in soils: the suitability of mineral intensity factors. Geoderma, 109: 191-205.
- Artigo em livro
Autor(es). Ano. TÃtulo. In: Autor(es) (Coord.), TÃtulo do livro ,Cidade, Editora: páginas
Exemplo:
Cunha, P.P.; Martins, A.A. & Pais, J. 2008. O estudo do Cenozóico em Portugal Continental: “estado da arte†e perspectivas futuras. In: P.M. Callapez, R.B. Rocha, J.F. Marques, L.S. Cunha & P.M. Dinis (Coord.), A Terra: Conflitos e Ordem, Livro de Homenagem ao Professor Ferreira Soares, Coimbra, Universidade de Coimbra: 101-110.
Referências a trabalhos ainda em processo de revisão ou apresentados em reuniões cientÃficas sem arbitragem cientÃfica devem ser evitadas.
Casos omissos podem ser esclarecidos com a consulta de um número anterior da revista Estudos do Quaternário. Em caso de dúvida ou da necessidade de apoio na adequação do manuscrito a alguma regra, os autores podem contactar a revista através do email revista.estudosdoquaternário@gmail.com.
A submissão do artigo implica a cedência dos respetivos copyrights a favor da revista Estudos do Quaternário.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Os artigos publicados na revista Estudos do Quaternário são indexados nas seguintes bases de dados: